Dicas Livros

Leia mais gastando menos

A gente precisa parar de achar que, para ler, é preciso gastar muito dinheiro. Não precisamos comprar todos os lançamentos, nem assinar todos os clubes de livro por aí. O que é preciso mesmo é menos preguiça e mais pesquisa.

Então, para ajudar você nessa jornada de consumo consciente, vou listar aqui várias formas de ler muito gastando nada ou bem pouco :


Prime Reading

Se você já é cliente Amazon Prime, talvez conheça o Prime Reading. No entanto, muita gente com quem converso ainda desconhece esse serviço, mesmo pagando por ele ! Gratuito para assinantes, lá você encontra ótimos livros disponíveis, alguns muito badalados nas redes. A Amazon Prime custa 9,90 por mês ( Janeiro/ 2021) pro pacote INTEIRO de serviços, incluindo frete grátis, música, séries, jogos e livros, então compensa muito.


Domínio público

Não sabe do que se trata? Essa é a condição que um material/obra adquire depois de um certo período de tempo, caracterizando a perda do direito de propriedade do autor sobre ela. Sem o direito autoral, as histórias tornam-se públicas e livres. No site nacional do Domínio público tem monte de livros à sua disposição. Temos, nessa condição, por exemplo, obras das irmãs Bronté, de Machado de Assis, de Julio Verne, de Jane Austen, e, recentemente, George Orwell ! Tudo de GRAÇA !

Projeto Gutemberg

O Projeto Gutemberg é a biblioteca on-line mais antiga em funcionamento ! Criada em 1971 , e sem fins lucrativos, ela hoje tem mais de 60 mil livros, todos disponíveis de forma LEGALIZADA, e em várias línguas. O site é em inglês, mas você só precisa digitar a palavra “português” na busca deles para encontrar livros na sua língua. Eu uso bastante para ler livros em outras idiomas.

Clique AQUI para conhecer o site .


Sebos e trocas

Por que é que precisamos sempre de livros novos? Sebos são uma ótima alternativa para economizar e continuar lendo. E, hoje em dia, temos livros em ótimas condições para venda ou troca tanto em espaços físicos quanto online.

Trocas entre leitores vem crescendo, e acredito ser uma boa opção para você desapegar livro que você não curtiu. Um método simples de faze-lo é usar o Skoob . A plataforma permite que você liste livros disponíveis pra troca, e você negocia diretamente com o interessado a questão do envio.

Kindle Unlimited

Mais um serviço da Amazon que ajuda na redução do custo de compra de livros, mas que eu recomendo pra quem lê em maior quantidade, por conta do preço. Custa 19,90 mensais (preços de janeiro 2021), e funciona como um empréstimo de biblioteca : você pega um determinado número de e-books do catálogo, lê e devolve. Conforme você devolve, o sistema libera para novos empréstimos. É claramente mais barato que comprar um livro novo todo mês, e o leque de opções no site é enorme.

A Amazon oferece 30 dias para teste gratuito ( olhe na barra lateral do blog que você acha o link desse teste ), mas vale a pena ficar de olho nas promoções que a plataforma faz durante o ano, oferecendo 3 meses de serviço por 1,99.


Scribd

Já ouviu falar do Scribd? Essa plataforma é similar ao serviço do Kindle Unlimited, ou seja, você paga uma taxa única para ter acesso ao serviço de livros e audiolivros, mas custa somente 8,90 por mês ( preços de janeiro 2021) ! Eles oferecem um mês de graça para teste, então faça uso dele – é só baixar o aplicativo e criar uma conta

Clique AQUI para conhecer o Scribd.


Google Play livros

Google play com livros em destaque – Imagem : Tecnoblog

Outra boa alternativa para e-books, o Google Play possui muitos livros gratuitos para você aproveitar ! Lá também é possível acessar alguns audiolivros gratuitos, o que é ótimo em questão de acessibilidade.


Wattpad

Essa é uma plataforma GRATUITA onde autores independentes tem a chance de apresentar seu material diretamente para os leitores, e receber feedback. Além disso, há opções para cursos de escrita também. Muitos autores famosos hoje começaram com amadores na plataforma, então aproveite, porque há MILHARES de histórias esperando você lá.

Conheça o site AQUI

Netgalley

Foto – https://mashleasreads.com/

Se você gosta de ler em inglês, ou se você tem um blog ou canal literário e gostaria de ler novidades literárias que não foram lançadas aqui no Brasil, recomendo conhecer o Netgalley. É um site que conecta editoras com leitores interessados em ler livros e oferecer feedback antes do lançamento. Quanto mais livros você lê – quanto mais feedback você entrega -, mais oportunidades você terá de ser escolhido para receber os lançamentos mais esperados da temporada. Eu leito muitos livros legais por lá , e se você tiver organização e disciplina para seguir o briefing pedido pela editora ( que normalmente é bem simples) e entregar a resenha no prazo determinado, vale muito a pena.

Atualmente, temos somente a Companhia das Letras como representante brasileira na plataforma, mas já é um grande avanço !

Entenda melhor essa plataforma visitando o site oficial AQUI

E agora?

Depois de todas essas dicas, não dá pra ficar por aí se endividando para comprar livros. A gente sabe que é difícil manter uma boa relação com livros em um país que dificulta o acesso e insiste em taxar livros. Sim, sabemos que nem sempre é possível fugir dos sites ilegais e pdfs da vida, mas é nossa responsabilidade fazer o melhor que podemos.

Apoie a literatura buscando fontes legítimas de leitura.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments