Autores Nacionais Livros Parcerias

No fundo do oceano, os animais invisíveis

De vez em quando eu gosto fazer leituras sem conhecer nada sobre o texto ou o autor. E quando essa leitura me surpreende de maneira inesperada, eu fico muito feliz.

No fundo do oceano, os animais invisíveis , de Anita Daek , foi uma leitura assim.

Usando o fluxo de consciência como estilo narrativo, acompanhamos Pedro Naves em suas reminiscências de vida. Conhecemos sua infância em uma pequena cidade rural, suas descobertas na floresta e seus amores, sua militância guerrilheira à época do regime militar, tudo regado a muitas inquietações sobre o seu lugar na sociedade.

A linguagem é ao mesmo tempo, dura e poética, quiçá fantástica, e casa bem com a dicotomia natureza – humanidade, que é constante e muito bem representada nesse livro. Esse fluxo de texto não linear/multidimensional faz com que o tempo seja experimentado de maneira bem diferente, e nos ajuda a captar muito bem a turbulência da vida de Pedro.

“(…) É sempre o passado que vemos, nunca o futuro, veja bem, o futuro está atrás de nós, ao olhar para frente só podemos ver o rastro, o vivido, o vivendo, nossos pés que transpassam porteiras e escritórios, o pórtico de uma igreja quando inicia a marcha nupcial, o batente de um quarto de hospital onde ocorre um parto, os bebês que nascem não pertencem ao que vem, mas ao antes. Há antes na pedra, no rio, na onça, há antes no veneno da cobra e nos soldados que passam, do fundo do copo d’água enxergo meu avô à frente dos índios, ele tem flechas nas costas, mas pede que eu desça, junte-me ao fundo do Berocan, ao fundo, venha logo, soldados passam por mim em direção de ontem. (…)”

Outro ponto forte do livro é o efeito sinestésico – os sentidos são misturados aos sentimentos e nos guiam instintivamente pela leitura. Não há como não se envolver nessa narrativa.

Devo alertar que a leitura demanda muita atenção, mas não é densa. Na verdade, a história contada por Anita Deak é efetiva tanto na fluidez quanto em provocar boas reflexões.

Essa edição da @editorareformatorio é linda e fico muito contente de ter conhecido mais literatura nacional de qualidade com a @anitadeak0 e a @oasyscultural . Super recomendo e deixo o link aqui no carde de compras para você adquirir o seu.


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments