Filmes e séries Livros

Assistindo livros : adaptações para conhecer na Amazon Prime

Livros e séries são uma paixão minha desde cedo, e aposto que para muitos de vocês também.

O mais legal é que, nos últimos anos, tem muita literatura boa sendo adaptada para TV, o que pode ser uma ótima ferramenta de estimulo à leitura, especialmente para o público mais jovem. E funciona também para você, que já gosta de leitura : series podem ser um impulso para você sair da sua zona de conforto literário, e digo por experiência própria !

Então, que tal conhecer algumas series legais que são livros? Convida a família, os amigos, o parceiro(a) pra uma sessão no sofá, e talvez, novos leitores nascerão. Prepara a pipoca, que eu vou deixar aqui embaixo algumas indicações pra todos os gostos que estão disponíveis na Amazon Prime, que é a plataforma de streaming mais acessível do mercado hoje.

Underground railroad

divulgação, Amazon Prime Video

Essa série é novidade, super lançamento da Amazon em 2021. Inspirada no livro do mesmo nome do autor Colson Whitehead, ela nos mostra a vida e luta de uma escrava chamada Cora , que busca refúgio na ferrovia subterrânea que ajudava escravos dos EUA a encontrarem liberdade. Adaptação e livro tocam em temas duros e profundos (busque saber dos gatilhos) mas que são misturados a toques de realismo magico, que recompensam no fim.

A crítica tem elogiado muito a adaptação pelo sua cinematografia e estilo de narrativa, que são trazidos a obra pelo diretor Barry jenkins, famoso pelo seu trabalho nos filmes Monlight e Se a Rua Beale falasse.

Bones

Divulgação, FOX

O pessoal aí da sua casa gosta de series de investigação policial ? Meu pai adora, e a gente viu muito Bones junto. Depois que constatei serem baseados nos livros da autora Kathy Reichs, eu li vários, e eu descobri minha paixão por esse gênero literário.

O mais legal é que a investigação é feita com antropologia forense e muita ciência – a personagem principal é uma brilhante especialista , e um tanto esquisita, chamada Temperance Brennan, que ajuda o FBI a desvendar casos misteriosos que envolvem ossos, esqueletos. Seu parceiro nessas investigações é o agente Seeley Booth, que, junto com o time de Brennan do Museu Smithsonian, vão trazer bons mistérios por 12 temporadas na TV

O homem do castelo alto

Divulgação, Amazon Prime video

Distopia clássica com toque de sci-fi, a série é inspirada no livro de mesmo nome do autor Phillip K Dick. O livro, de 1962, é famoso e muito premiado pela sua premisa e meta analises que imaginam um futuro bem diferente : e se Alemanha e Japão tivessem ganhado a Segunda Guerra, como seria o mundo? Pois eu te digo: a alternativa politica é assustadora.

A série foi lançada em 2015, e expande bastante o universo imaginado por PKD, mas sem fugir da sua essência. A produção original da Amazon conta com a filha do autor na produção, inclusive, para ajudar a manter a visão do autor enquanto os roteiristas expandem o alcance. Temos cinco temporadas muito interessantes e bem desenvolvidas, com criticas muito positivas em todas elas. O diretor executivo da adaptação é Ridley Scott, famoso diretor de Hollywood, o que traz ainda mais peso ao trabalho

The expanse

Divulgação, Amazon Prime Video

Você gosta de sci-fi que trata de naves e guerras interestrelares? Eu, normalmente, não curto.

No entanto, eu resolvi dar uma chance à adaptação da Amazon Prime, que me mostrou que a série de livros de James Corey é bem mais que isso. Temos sim cenas de naves e conflitos no espaço, mas as intrigas politicas e a critica social dessa exploração do espaço são bem desenvolvidas e chamam bastante a atenção. O show , que se passa cerca de duzentos anos no futuro, nos mostra exploração espacial, colonização de Marte e outros planetas, e a descoberta de uma possível protomolécula alienígena que ameaça o sistema solar.

As primeiras temporadas foram bem recebidas e ganharam prêmios pelos efeitos visuais, mas a produção ficou grande e cara demais para o canal SYFY. A Amazon adquiriu os direitos e continuou a produção do show, que continua firme e forte, e com uma grande fanbase. Com o ultimo livro da série sendo lançado em 2021, a sexta e última temporada já esta em produção.

Deuses Americanos

divulgação, Amazon Prime Video

O livro de Neil Gailman, não é pra todo mundo, confesso, então porque não dar uma chance a série de TV primeiro?

Uma fantasia urbana bem diferente de tudo que já se viu, livro e série nos mostram que uma guerra entre velhos e novos Deuses está pra acontecer, e um ex presidiário é o elo que os une. As divindades mitológicas que ainda caminham entre nós estão perdendo espaço paras Deuses criados pela vida moderna, como a Mídia, Globalização, Mercado liberal. Fantasia, sim, e com boas criticas sociais, a série dá vida as paginas do livro, e torna tudo mais interessante.

Há três temporadas disponíveis na Amazon Prime, e com o boato do cancelamento do show correndo solto por aí, há planos de encerrar a série com um filme, amarrando todas as pontas soltas deixadas até então. Aguardem mais informações.

Bosch

Divulgação, Amazon Prime video

Michael Conelly fez sua carreira literária criando o detetive Harry Bosch, e a série , que tem sete temporadas completas na Amazon Prime, só fez aumentar o interesse pelos livros e o sucesso de suas histórias. Investigação policial com drama e suspense, são mais de 20 livros já lançados nessa série, o que me deixa bem entusiasmada para ler e conhecer mais desse mundo.

A adaptação se aproveita de muitas histórias exploradas nos livros, acompanhando o personagem principal é Harry Hole, detetive da divisão de homicídio da Policia de Los Angeles. A atuação do ator Titus Welliver é muito aclamada por fãs de Harry Bosch, inclusive. A série chegou ao fim em 2020, mas há boatos de um spinoff sendo produzido pela Amazon no qual Harry Bosch, depois da aposentadoria, torna-se um detetive particular. Isso mostra o sucesso da série, que ainda é pouco conhecida no Brasil .

Nos4a2

divulgação, AMC

Se você gostaria de se aventurar em leituras no estilo suspense/terror, a série Nosferatu pode ser uma boa pedida para você criar coragem e se aventurar.

Eu gostei muito do livro de Joe Hill e também da adaptação, que tem nova temporada a ser lançada em breve. No livro, Vic, uma menina com dons especiais, escapa por pouco de um assassino de crianças, que acaba preso por conta dela . Muitos anos depois, o criminoso ressurge querendo vingança, e Vic, agora adulta, precisará resgatar seu filho das garras desse monstro.

A primeira temporada traz Vic ainda jovem, e as ações que levarão a prisão do assassino Charlie Manx. É uma história cercada de suspense e toques sobrenaturais, que agrada a públicos diferentes. A segunda temporada vai trazer Vic adulta e o retorno de Manx a vida dela.

A série é do canal AMC, mas a primeira temporada já está disponível na Amazon Prime.

The boys

Divulgação, @theboystv

Baseada na serie em quadrinhos do mesmo nome, essa adaptação é repleta de humor sarcástico e violência, que mostra ao público o que ocorre quando os super heróis se deixam levar pelo ego, dinheiro e fama. Fez grande sucesso entre 2006-2012, quando foi encerrrada a publicação, depois de mais de 70 edições.

Eu, que não curto muito esse nicho de super herói, gostei muito do que vi na adaptação. O show vai com tudo contra a romantização e o fetiche associados a esse tema, borrando as fronteiras entre mocinhos x bandidos. Fique atento a indicação etária – há cenas bem sangrentas e violentas. Há duas temporadas disponíveis no streaming da Amazon, e a terceira já foi confirmada.

Modern love

divulgação, Amazon Prime

As melhores histórias da coluna de relacionamento ” Modern love” do New York times viraram livro, e o livro virou uma série muito bem recebida pela critica. Grandes atores interpretam historiais reais de amor, de luto, de dor e de redenção que são divertidas e tocantes, perfeitas pra se ver com a pessoa amada e refletir sobre os temas abordados.

A primeira temporada, com presenças ilustres de Anne Hathaway, Tina Fey, Dev Patel, Julia Gardner e Andy Garcia fez tanto sucesso que uma segunda temporada foi encomendada, e a previsão de lançamento, por conta da pandemia, é 2022. Já estão confirmados no elenco Minnie Driver, Anna Paquin e Kit Harington.

Dexter

divulgação, CBS

Pouca gente sabe que o analista forense mais sangrento da TV é, na verdade, personagem central em uma série de livros do autor Jeff Lindsay.

Dexter Morgan é um daqueles personagens moralmente dúbios que você aprende a a gostar e, por isso, a adaptação fez muito sucesso na rede CBS e rendeu oito temporadas. Um misto de investigação policial com thriller psicológico, acompanhamos o personagem no seu trabalho diário junto à na policia de Miami, e também sua caçadas noturnas a criminosos se beneficiaram das falhas do sistema judiciário, agindo como vigilante.

Os livros e adaptação para TV tiveram boas criticas, e todas as temporadas estão a Amazon Prime video, prontas para serem maratonadas.

Conta pra mim, qual dessas você já assistiu?

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments