Autores internacionais Filmes e séries Stephen King

Adaptações de Stephen King que poucos conhecem

Não é só de livros de terror que é feito o universo de Stephen King. Suas obras vem sendo adaptadas para cinema e TV há muitas décadas, e muitas delas já fazem parte do imaginário popular, como Carrie e a cena do baile de formatura, ou It com o balão e o barquinho de papel.

Conversando com o pessoal do Clube do Mistério, que é um grupo de leitura conjunta que eu administro com minha amiga Fla Vilar, percebi que muita gente desconhece o grande número de filmes por aí que são baseados nas obras de King. Algumas surpreendem as pessoas, como é o caso do filme “À espera de um milagre”, com Tom Hanks e Duncan . Outras adaptações já são mais conhecidas, como o filme Louca obsessão (Misery) e O Iluminado, e outras vêm ganhando fama, como a série Mr Mercedes, recente lançamento baseado em seus livros.

Então eu vou te ajudar e mostrar alguns dos filmes e séries pouco conhecidos por aí que são adaptações de livros de Stephen King. Quem sabe eles não te inspiram a conhecer mais do autor?

1408 é uma das minhas adaptações do King favoritas. O filme é baseado em um conto do mesmo nome, presente no livro “Tudo é eventual”. A história trata de um escritor que vai visitar um famoso quarto de hotel em Nova York como pesquisa para seu próximo livro sobre casas assombradas. O gerente bem que tenta dissuador o escritor, contando a ele que ninguém fica mais de uma hora dentro do quarto 1408, mas o autor não acredita no sobrenatural.

Haven é série de tv do canal SYFY que começou em 2010 e teve cinco temporadas. Ela é inspirada na novela “The Colorado Kid”, que não foi lançada no Brasil ainda. No livro, um corpo não identificado aparece na costa do Maine, e as investigações não levam a lugar algum por muito tempo. Os 2 repórteres do único jornal local ficam fascinados com o caso e mantém a investigação por muitos anos, e são os narradores da história.
Na série de TV, estrelando Emily Rose e Eric Balfour, uma agente do FBI vai investigar um caso na cidade de Haven, no Maine, e vai acabar esbarrando em muitos casos sobrenaturais, inclusive o do Colorado Kid. Se você gosta de “easter eggs”, tem vários aqui nessa série, conectando os eventos com o Multiverso King.

O Aprendiz é um filmaço. Lançado em 1998 e baseado em um conto traduzido no Brasil com o Aluno Inteligente, que faz parte da coletãnea “Quatro estações “. A história trata de um adolescente obcecado com o Nazismo e o Holocausto, que descobre que seu vizinho idoso é um general do Reich vivendo sob pseudônimo nos EUA. Os dois desenvolvem uma relação ao mesmo tempo interessante e perturbadora. Vale a pena conhecer e ver a atuação de Brad Renfro.

Que tal um filme de ficção científica ? O Apanhador de sonhos pode ser para você. Quatro amigos de infância que enfrentam uma invasão de aliens parasitas é a premissa desta adaptação do livro de mesmo nome, e foi lançado em 2003. Apesar de rotualdo como sci fi, o foco é a ligação sobrenatural entre os amigos, forjada nas adversidades da infância, coisa que o King escreve como poucos. O filme tem nome de peso, como Morgan Freeman e Jason Lee.

Janela secreta, com Johnny Depp

A Janela secreta é uma adaptação baseada em um conto da coleção “Depois da meia noite ” Nele, temos a história de um escritor chamado Mort Rainey, que depois de ser traído pela esposa, entra em depressão e vai se isolar em uma cabana para tentar escrever um livro. Além do bloqueio criativo, ele terá de enfrentar acusações de plágio de um escritor que vai até às últimas consequências para ser reconhecido. Johnny Depp foi bastante elogiado na sua atuação.

Filme premiado com Tim Robbins

Se você ainda não sabe, Um sonho de liberdade é uma das melhores adaptações de lviros já feita, embora muita gente não associe o estilo do filme ao de Stephen King. Baseado no conto “Rita Hayworth e a redenção Shawshank”, o filme nos conta a história de Andy, preso injustamente pelo assassinato da mulher e do amante, e sua busca por vingança e liberdade. O filme, com Morgan Freeman e Tim Robbins, teve distribuição limitada no lançamento, mas foi muito elogiado pela critica e acabou indicado a sete Oscars em 1995, o que o levou aos cinemas mundo afora.

Impulso de Vingança , um filme assustador

Impulso de Vingança ( Big Driver, em inglês ) é um filme para TV lançado em 2014 , baseado em uma novela do livro “Escuridão total sem estrelas”. A personagem principal é uma autora de suspense que tem medo de avião. Portanto, ela dirige longos quilômetros para as turnês de trabalho. Em uma dessa viagens, ela acaba pegando um atalho na volta para casa , e cai em uma emboscada, onde quase morre. Agora, ela não vai sossegar até conseguir sua vingança. Um thriller que vai deixar você desconfortável e assustado, então recomendo bastante.

Tem para todos os gostos – TV e cinema !

A zona morta (The dead Zone) é um livro de Stephen King que ganhou adaptações tanto para o cinema quanto para a TV, e ambas fizeram bastante sucesso quando lançadas. O livro nos apresenta John Smith, é um homem que acorda de um coma de sete anos, que descobre ter poderes mediúnicos que podem mudar o rumo da sua história. O filme, de 1983, tem Christopher Walken como protagonista e consegue melhorar e muito a experiencia de leitura do livro. Já a série de TV tem Anthony Michael Hall , e seis temporadas bem interessantes para quem gosta de shows com uma peganda de suspense paranormal.

Eu podia listar mais filmes e séries, mas acho que vocês já viram que tem King para todos os gostos por aí. Pretendo fazer mais posts como esse, com outras indicações de filmes e séries inspiradas nas obras de Stephen King. Vocês tem interesse em conhecer outros ? Então não esqueça de comentar e interagir !

Siga o Benditos Livros
0